Gestão do conhecimento
Como as dificuldades na transmissão de conhecimento se manifestam em diferentes culturas internacionais?
1.2 Objetivos – Geral e específicos
1.3.1 Objetivo Geral
Compreender como as dificuldades na transmissão de conhecimento se manifestam em diferentes culturas internacionais.
1.3.2 Objetivos Específicos
a) Caracterizar as culturas organizacionais de empresas norte-americanas; b) Caracterizar as culturas organizacionais de empresas italianas; c) Identificar as principais relações e diferenças entre as duas culturas; d) Verificar o funcionamento e as dificuldades na transferência do conhecimento em organizações de cultura norte-americana; e) Verificar o funcionamento e as dificuldades na transferência do conhecimento em organizações de cultura italiana; f) Identificar as principais relações e diferenças entre ambas;
1.3 Justificativa
O estudo principal deste trabalho está diretamente relacionado às dificuldades que organizações de diferentes culturas lidam com a transferência do conhecimento.
É comum que empresas de diferentes culturas encontrem dificuldades na transferência do conhecimento entre os seus colaboradores. Portanto, é significativo compreender a influência que a cultura exerce sobre a transferência do conhecimento.
Szulanski (2000) fala em transferência do conhecimento, ressaltando que essa transferência não deve ser vista como um ato em que uma pessoa passa algo a outra, e sim, como processo, constituído de diferentes estágios, cada um com suas dificuldades próprias. Estudou inúmeras empresas em todo o mundo e identificou dificuldades comuns à maioria delas. Este estudo visa identificar como a cultura internacional de cada organização exerce influência sobre esse arcabouço de dificuldades.
2. REFERENCIAL TEÓRICO Nesta seção do trabalho serão apresentados os referenciais teóricos que entram como os