Gestão do Conhecimento
GESTÃO DO CONHECIMENTO
BRUNO CARVALHO DE MORAES
RIO DE JANEIRO
JUNHO / 2011
SUMÁRIO
RESUMO
Na era industrial, o trabalhador usava ferramentas e máquinas (ativos tangíveis) sem pensar, ou seja, faziam o que mandavam ser feito. Hoje, na era do conhecimento, a principal ferramenta de trabalho é o conhecimento, que se tornou um ativo intangível das organizações e é considerado o seu principal ativo. Novas tecnologias de comunicação e informação trazem possibilidades e questões ainda não exploradas a respeito da gestão do conhecimento nas organizações. As tendências na direção da disseminação do conhecimento, seja por métodos formais ou informais, devem ser consideradas sob seus aspectos estratégicos, tais como a obtenção de vantagem competitiva através do uso combinado de tecnologias, a gestão de conhecimento e o aprendizado organizacional. Aspectos específicos relacionados às estratégias de geração, retenção e disseminação do conhecimento, das próprias organizações e respectivos colaboradores, assim como sua dinâmica e possíveis impactos sobre os resultados das empresas, consistem na preocupação central deste trabalho.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Vantagem Competitiva; Ativo Intangível.
INTRODUÇÃO
A pesquisa mostra que a criação do conhecimento na empresa ocorre através de métodos para troca de informações, conhecimento tácito e explícito. Gerenciar conhecimento é o novo desafio das organizações. O sucesso depende de como estas empresas criam condições para que o conhecimento flua entre os vários níveis organizacionais.
O avanço tecnológico tem colocado evidências muito claras do que é possível fazer com a posse de conhecimento, que cada vez mais é agregado a produtos e serviços. No ambiente das organizações e dos negócios, o interesse pelo conhecimento acentua-se a partir da