gestão do conhecimento
Para MASLOW (1946) apud CHIAVENATO (2008) poderá ser caracterizada através da teoria das necessidades humanas mostradas na figura1, temos as necessidades de auto-realização, estima, sociais, segurança e básicas. Dentro desta teoria analisamos que o fator dinheiro não é o motivacional principal, e sim um conjunto de necessidades que cada ser busca atingir. Ex: um colaborador tem como necessidade comprar uma casa. Assim, ele irá dar o melhor de si nas suas habilidades com o objetivo de ser reconhecido e alcançar um novo cargo dentro da organização, melhorando sua condição financeira e conseguindo atender sua necessidade de moradia.
Figura 1 A hierarquia das necessidades, segundo Maslow. FONTE: Idalberto Chiavenato (2006, p.170) O liderado é incentivado através dos benefícios que a empresa pode trazer a eles, mas ele é muito mais motivado com a valorização e reconhecimento pessoal que pode ter através da empresa, o líder tem o poder de atrair as melhores qualidades de cada individuo dentro da organização, pois o relacionamento interpessoal de líder e liderado é de fundamental importância dentro da organização. Como é exemplificado na Figura 2 sobre a hierarquia das necessidades humanas e os meios de satisfação.
Figura 2. A hierarquia das necessidades humanas e os meios de satisfação. FONTE: Idalberto Chiavenato (2006, p.170)
2.2 Fatores higiênicos e fatores motivacionais.
A teoria dos dois fatores de HERZBERG (1961) apud CHIAVENATO buscava mostrar identificar os fatores que causavam a satisfação e seus reflexos no comportamento de trabalho dos indivíduos através de dois fatores:
• Fatores higiênicos ou fatores extrínsecos: è o ambiente onde o individuo está inserido e as condições que ele trabalha. Não são fatores controláveis, pois o controle é da empresa. Exemplo de fatores: salário, condições físicas de trabalho,