gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento acredita que o conhecimento está na mente das pessoas, entre os colaboradores que por certo tempo atuando dentro de uma organização adquirem informações e conhecimento, nos quais levam consigo mesmos. O valor da empresa está em seus colaboradores onde cada um trás sua experiência e conhecimento profissional, fator que é essencial cujas empresas tiveram que readmitir seus funcionários pelo fato de seus conhecimentos, valores e habilidades.
A gestão do conhecimento traz que, a quantidade de conhecimento e informações estão presentes nos entes que dela participam. As pessoas trazem com elas mesmas experiências e valores onde cada um de alguma forma contribui para o crescimento da empresa, agregando soluções pra os problemas do dia a dia. PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Na gestão do conhecimento estão em quatro processos:
Geração
Organização
Desenvolvimento
Distribuição de conteúdo
GERAÇÃO: Identificar o conteúdo desejado e incentivar as pessoas a contribuírem com idéias. Tanto barreiras tecnológicas como culturais e psicológicos têm de ser vencidas, por exemplo, algumas pessoas têm dificuldade de trabalhar com computador ou utilizar-se das vantagens do email ou internet e outras tendem a guardar as idéias para si ou não trabalhar em equipe.
ORGANIZAÇÃO: Uma vez que a informação e coletada deve ser organizada e ordenada para ser representada e recuperada eletronicamente com rapidez e facilidade.
DESENVOLVIMENTO: A seleção e o refinamento do material para aumentar seu valor para os usuários. Material em excesso polui a informação e o conhecimento, dificultando seu uso e recuperação. Além disso, pode acabar sendo rebaixado ao nível de dados. É preciso decidir os conhecimentos que devemos armazenar na rede.
DISTRIBUIÇÃO: Forma como as pessoas acessam o material. Existem duas maneiras objetivas: tornando o material fácil de ser encontrado e encorajando seu uso.
Note-se que os três