Gestão do conhecimento
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CURSO: Administração a Distância
DISCIPLINA: Gestão do Conhecimento
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSOR: RODRIGO RODRIGUES
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 06 DE JUNHO DE 2012
INTRODUÇÃO
Gestão do conhecimento significa organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato internos e externos, a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa. Essa informação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e distribuída, tornando-se acessível aos interessados."
O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conheci mento presente na organização.
É fundamental que tal ferramenta seja simples e muito conveniente, mesmo para o colaborador menos afeito ao uso de computadores, caso contrário a prática diária da gestão do conhecimento não acontecerá. Acreditamos fortemente que a organização e sistematização do conhecimento necessário aos níveis operacional, tático e estratégico de sua organização é um processo feito no dia-a-dia, e não um projeto que tem início, meio e fim. A gestão do conhecimento se inicia, mas não tem prazo certo para terminar. Na realidade não terminará nunca mais. Ela é uma necessidade que tem sua empresa para manter se no mercado. Ela deve ser parte da cultura.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Segundo o site administradores, Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa, e é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.
Com a globalização e avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso,