Gestão do conhecimento
Personalidade
Podemos afirmar que nós seres humanos somos essencialmente iguais só que funcionamos de diferentes maneiras. A Personalidade pode ser definida como as características relativamente duradouras que diferenciam as pessoas – comportamentos que tornam cada um de nós único.
Teoria de Alfred Adler
Adler considerava que o individuo como uma pessoa inteira, cuja vida passa da imaturidade para a maturidade. O autor refere que os indivíduos decidem o rumo que as suas vidas vai tomar e que independentemente da direção tomada, procuram alcançar a perfeição dentro do que eles próprios estabelecem.
Teoria de Carl Rogers
Para o autor, há uma capacidade de auto-regulação que permite ao indivíduo atuar sempre como Ser primordial na sua construção e ação face ao mundo exterior. Entendia que a auto-realização consiste no mais alto nível de saúde psicológica e que as pessoas com esta característica teriam uma mente aberta, capacidade para se orientar pelo seu instinto e não pelas opiniões de terceiros e uma necessidade contínua de se melhorar.
Teoria de Sigmund Freud
Freud inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. Cada evento mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinado pelos fatos que o precederam.
Teoria de Jung
Dentre todos os conceitos de Carl Gustav Jung, a idéia de introversão e extroversão são as mais usadas. Jung descobriu que cada indivíduo pode ser caracterizado como sendo primeiramente orientado para seu interior ou para o exterior, sendo que a energia dos introvertidos se dirige em direção a seu mundo interno, enquanto a energia do extrovertido é mais focalizada no mundo externo. Entretanto, ninguém é totalmente introvertido ou extrovertido.
Motivação
O que é Motivação?
A motivação