Ti x desenvolvimento sustentavel
A tecnologia da informação tem se desenvolvido e possibilitado o eficiente monitoramento e manipulação de dados. As organizações têm percebido que através dos sistemas virtuais de armazenamento de dados, é possível não só reduzir o gasto de papel, canetas, tinta de impressão, mas além da economia financeira, a possibilidade da economia de tempo e esforço relacionados às atividades de manipulação de dados.
Os sistemas de informação vêm substituindo progressivamente procedimentos manuais por procedimentos automatizados de trabalho, de fluxos e de processos de trabalho. Os fluxos eletrônicos reduziram o custo de operações em muitas empresas, porque dispensam as rotinas manuais e em papel que envolvem. (LAUDON; LAUDON, 2004, p. 20).
3.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Para que haja um efetivo monitoramento de dados, de tal maneira que este processo se torne uma ferramenta eficaz na gerência de informações, é necessário um sistema de informação que atenda as necessidades da organização.
Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar suporte à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. (LAUDON; LAUDON, 2004, p. 7).
Muitas vezes, o termo ‘sistema de informação’ é utilizado como sinônimo de ‘sistema de informação baseado em computador’, isso ocorre porque, normalmente, os sistemas de informação funcionam a partir de um computador. Mas é importante a noção da diferença entre os dois.
Um sistema de informação baseado em computador (SIBC) é um sistema de informação que utiliza a tecnologia de computador para realizar algumas ou todas as tarefas