Gestão do conhecimento
CONTEÚDO DO 2 BIMESTRE
DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROFA. ADA MARIA SCARTOZZONI
1.Princípios Básicos da Atividade de Inteligência
Objetividade
Consiste em planejar e executar as ações em consonância com os objetivos a alcançar e em perfeita sintonia com as finalidades da Atividade. Em todas as fases, a produção da informação deve orientar-se pela utilidade, finalidade e objetivo específico da informação a ser produzida, e realizar-se com a maior precisão possível, mediante uma linguagem clara e simples.
Segurança
Em todas as fases da produção, a informação deve ser protegida por grau de sigilo adequado, de forma que o acesso a seus termos seja limitado apenas a pessoas. credenciadas ao seu conhecimento. Pressupõe a adoção de medidas de salvaguarda convenientes a cada caso.
Oportunidade
O valor da informação está em sua utilização oportuna, toda informação deprecia-se com o tempo, tendo um prazo fatal, após o que poderá estar completa, porém inteiramente inútil. Assim, o princípio da oportunidade estabelece que a informação deva ser produzida em prazo que assegure sua utilização.
Controle
A produção do conhecimento deve obedecer a um planejamento, que permita adequado controle de cada uma das fases. Requer a supervisão e o acompanhamento adequados das ações.
Imparcialidade
O equilíbrio é essencial na produção da ação. Uma informação deve ser isenta de idéias preconizadas, subjetivismos e outra influencias que originem distorções.
Considerando que, na produção da informação, há necessidade de serem verificadas fatos que vão traduzir conhecimentos tão próximos da verdade quanto possível, é imperativo que os elementos componentes da organização não se deixem dominar pela paixão ou quaisquer outros interesses espúrios, que possam deturpar a informação produzida.
Simplicidade
A produção da informação deve evitar atividades ou ações complexas. Os conhecimentos expressos na informação devem ser simples, de