Gestão do Conhecimento
Segundo o autor, esta é uma das tendências que devem nortear as empresas para que possam crescer e se desenvolver. Qual é a relação desta afirmativa com a importância da Gestão do Conhecimento? Como uma empresa pode investir em “inovação permanente”?
A gestão do conhecimento é de grande valia para as organizações já que o conhecimento de seus colaboradores é o maior capital que ela possui e quando são ouvidos podem colocar para o grupo suas opiniões e ideias. A gestão de conhecimento busca sempre a melhoria contínua do desempenho das organizações, auxiliando-as a obter vantagem competitiva, redução de custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos, a obter rápida comercialização de novos produtos, melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações, melhoria na prestação de serviço, da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço ao cliente. Sendo assim está relacionada a inovação permanente que as organizações tem buscando cada vez mais para poder garantir a sobrevivência de seu negócio sempre se reinventando e se redescobrindo.
Questão 02: No texto, o autor coloca uma pergunta Crítica sobre Capital Intelectual (PCCI), “Quanto vale a mais no patrimônio de uma empresa um conjunto de seres humanos que tenham efetivamente um sentido homogêneo de direção?”
O quê, efetivamente, o autor está perguntando? Qual é a sua opinião sobre o assunto?
O autor quer saber se empresas que tenham um grupo de colaboradores que pensam da mesma forma é vantajoso e lucrativo para a organização.
Essa questão possui dois pontos de vista já que pessoas que pensam iguais não são o foco de organizações que procura pessoas inovadoras com potenciais e níveis de conhecimentos diferentes, para que posam sempre estar agregando valor para a mesma.
Já por outro lado pessoas que possuem sentidos únicos de direção dentro da organização tem seu lado