Gestão do conhecimento
GESTÃO
DO
CONHECIMENTO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
AULA TEMA 03
KELLY ROCHA MONTEIRO
RA 1188417231
26/05/201
QUAIS AS DIFICULDADES QUE AS EMPRESAS BRASILEISAR ENFRENTAM PARA A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NOVO
Inovação é uma combinação de necessidades sociais e de demandas do mercado com os meios científicos e tecnológicos para resolvê-las. A inovação tecnológica é entendida como a transformação do conhecimento em produtos, processos e serviços que possam ser colocados no mercado.
Apesar da significativa participação da pequena empresa na economia brasileira, aparentemente, ainda apresentam uma baixa capacidade de inovar e competir no mercado globalizado. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), aponta que apenas 10% das empresas brasileiras de pequeno porte realizam pesquisas sobre as expectativas do consumidor. Essa situação compromete o processo da introdução da inovação e a própria competitividade.
Dificuldades para inovar
O diretor executivo da Anpei, Olívio Ávila, cita outra dificuldade enfrentada pelas PMEs para inovar. "O sistema brasileiro de apoio à inovação foi desenhado mais para apoiar as grandes companhias", diz. Ele tem a expectativa, no entanto, de que a partir deste ano a situação possa mudar. "Mais recursos estão sendo colocados à disposição das PMEs", explica Ávila. "Um exemplo é a Lei Geral das micro e pequenas empresas, que determina que elas recebam 20% de tudo o que for destinado pelo setor público para ciência, tecnologia e inovação."
Quanto às razões para investir em inovação, Izarra diz que para 95% das PMEs entrevistadas pelo comitê, a inovação é a principal ferramenta para expandir e aproveitar as oportunidades do mercado. "Mas os concorrentes e os clientes são os outros fortes motivadores, transformando a inovação numa corrida", acrescenta. "Quem não investe perde competitividade e oportunidades." Para Olívio Ávila, uma outra