Gestão do Conhecimento
Iremos apresentar nesse trabalho, vários conceito sobre Gestão do Conhecimento, acrescentado por diversos itens, como: pesquisas em empresas sobre a Gestão do Conhecimento, conceito elaborados através de textos, avaliações sobre o teoria da Gestão do Conhecimento e o que realmente acontece nas empresas, quais são as Barreiras que podem prejudicar a Gestão do Conhecimento em uma organização, entre outros.
Queremos mostrar como a Gestão do Conhecimento abrange vários temas e como reconhecer e adquirir a Gestão numa empresa.
DESENVOLVIMENTO
(Etapa 1, Passo 1)
Gestão do conhecimento é um conjunto de processo e sistemas que produz o capital intelectual, ou seja, a soma de conhecimento de todos dentro da organização que proporciona a vantagem competitiva.
Existem dois tipos de Conhecimento o Explícito ou Tácito:
• Explícito: formalizado em textos, desenhos, diagramas, base de dados, livros, revistas, artigos, documentos e fácil de ser comunicado, ou seja, individual, pessoal, criativo. A palavra explícito vem do latim explicitus que tem o significado de expor, explicar, declarar.
• Tácito: o conhecimento que está na mente das pessoas, aquele conhecimento que o individuo conseguiu ao longo do tempo, por isso é difícil ser formalizado pois podemos dizer que todos nós possuímos conhecimento, mais é difícil explicá-lo, ou seja, documentado, registrado, normatizado. A palavra Tácito vem do latim tacitus que significa “não expresso por palavras”
Conhecimento é um processo sistemático e intencional que precisa ser planejado e estruturado, para que tenha um ótimo controle, pois não basta somente gerar, é preciso codificar, organizar, relacionar e aprimorar o conhecimento, tornando mais acessíveis as informações melhorando a competência das equipes. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente e racional a grande quantidade de conhecimento disponível, com o objetivo de que a empresa não