gestão do conhecimento
Administração: Gestão do Conhecimento
Gestão do conhecimento
Prof. Me. Maurício Dias
Tutor EAD: Claudio Dias Craveiro Filho
Promissão,20 de Junho de 2013.
1.Introdução.
O mundo está cada vez mais complexo e turbulento, o que gera paradoxos. As empresas bem-sucedidas enfrentam e tiram vantagem dele, esclarecendo-o para que o mundo pareça diferente e menos ameaçador.
Investindo cada vez mais no conhecimento, empresas vêm adquirindo maior vantagem competitiva no mercado, o que faz com que a procura por profissionais com grande conhecimento seja cada dia maior.
Nesse contexto, o capital financeiro abre espaço para o capital intelectual, o que torna necessário as práticas de gestão do conhecimento, utilizando de tecnologia da informação e conhecimento.
Esse conhecimento tão procurado se dá através das pessoas, e com isso, empresas estão buscando proporcionar crescimento profissional e pessoal para reter bons talentos, como argumenta Crawford (1994) “o conhecimento é a essência do poder monetário, devido a isso, está aumentando cada vez mais, no mundo inteiro, a busca pelo controle do conhecimento e pelos meios de comunicação”.
A distribuição do conhecimento, quando trabalhamos em equipe, tende a ser grande, pois um precisa do outro para chegar a um resultado final e assim avários conhecimentos se encontram distribuindo a todos aqueles que participam de determinada tarefa.
Dentro de uma empresa, é muito importante que haja reuniões que incentivem o conhecimento no ambiente de trabalho, a maioria das empresas já atuam nesse segmento e creem que o conhecimento é o gerador de riqueza e não basta ter apenas maquinas se não houver um capital intelectual.
A comunicação é crucial nesse ambiente, pois sem ela pode haver conflitos e, consequentemente, o insucesso. Assim, é necessário comunicar o que pensa e sente em relação ao trabalho que está sendo feito, quer por si, quer pelos seus colegas ou chefe.
O