estrutura organizacional
CORREIOS E TELÉGRAFOS – CORREIOS
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil.
Fundada em 25 de janeiro de 1663, é considerada a maior estrutura logística do país, tendo como missão fornecer soluções acessíveis e confiáveis para aproximar pessoas, instituições e negócios.
De acordo com as leituras e pesquisas, definimos a estrutura organizacional dos
Correios como uma estrutura de caráter funcional. Essa estrutura compreende um conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, funções, áreas e órgãos. Esse modelo de organização visa incrementar as vantagens e reduzir as desvantagens da empresa. No esquema abaixo, podemos analisar a estrutura organizacional dos Correios de forma simples e didática:
Figura 1 – Oronograma da estrutura organizacional funcional dos Correios.
Como em qualquer outra empresa de qualquer outro segmento, existem vantagens e desvantagens no que se diz respeito a uma estrutura funcional. Os correios se estruturam através de um método e um modelo igualmente estruturado em todos os departamentos de todas as regiões, o que torna mais fácil estabelecer regras e parâmetros de atendimento único. No entanto, cada região é comandada por uma diretoria regional, que adota uma gestão que se difere das outras, tornando a comunicação entre elas um pouco difícil.
Outro ponto que levamos em consideração, ainda seguindo a mesma linha de pensamento das diretorias regionais, é a questão cultural. Muitas vezes os modelos e regras de atendimento estabelecidas no topo da estrutura, não se adaptam a certas regiões do Brasil. Devemos destacar que dessa forma, não há uma visão geral da organização. Uma vantagem que podemos citar é o fato de que, em cada cidade do Brasil, onde a agência dos Correios está presente, é traçado um perfil para estimar as metas que