Atividade e Exploração Mineral
Alunos: Evandro, Leonardo e Thayvane
Professor: Jorge Martins
Série: 2º Ano
Turma: M2MR03
Atividade e Exploração Mineral
O mineral é definido como uma massa formada geralmente por processos inorgânicos e de composição química predominantemente definida, encontrada de forma natural na superfície da Terra e quase sempre sólida.
Alguns autores consideram a água mineral e o mercúrio minerais que se encontram em estado líquido à temperatura ambiente. Minério é considerado o mineral ou associação de minerais que são ou podem ser aproveitados economicamente.
Jazida, mina, lavra
O depósito mineral é conhecido como jazida e quando ele é explorado é chamado de mina. A exploração da mina é chamada de lavra.
A lavra pode ocorrer na forma de garimpagem, quando se utilizam métodos rudimentares e em jazidas em que não foram realizados estudos prévios. No período colonial, o termo garimpagem se relacionava à exploração do diamante e o termo "faiscagem", à exploração do ouro.
Atualmente a palavra garimpagem pode ser utilizada para designar a extração, geralmente manual, de ouro, cassiterita, diamante, esmeralda, topázio etc. O garimpo mais conhecido do Brasil foi o de Serra Pelada, na Província Mineral de Carajás, no Pará, onde, no início dos anos de 1980, se concentraram milhares de pessoas em busca do ouro.
Quando a lavra ocorre em grande escala e com métodos modernos, geralmente é chamada de indústria extrativa mineral ou extração mecanizada.
Minério de ferro
A extração do minério de ferro é uma das atividades mais importantes do setor para a economia brasileira. O minério de ferro, o ferro fundido e o aço correspondem conjuntamente a cerca de 9,7% do total das exportações brasileiras. Enviados principalmente para os EUA, representam o mais importante item da pauta de exportações do país.
Em 2005, o Brasil produziu cerca de 281,86 milhões de toneladas de minério de