a historia da sociedade
A Sociedade realizou seu primeiro congresso em 1989 e, desde então, seus eventos têm sido realizados em anos ímpares. O desenvolvimento da geofísica no Brasil e, conseqüentemente, a criação da SBGf foi o resultado de uma ligação muito estreita com a indústria de petróleo e de gás.
Com a criação da PETROBRAS, em 1953, deu-se início ao sistemático processo de exploração de petróleo e gás. Com o crescimento das atividades, a Petrobrás assumiu a responsabilidade de formação de seus profissionais, estabelecendo acordos com universidades nacionais e internacionais para especialização de seu quadro técnico. Ela, também, criou seu próprio treinamento em Geofísica, o qual, hoje, é ainda reconhecido como um dos melhores do país. A PETROBRAS fundou o primeiro curso de pós-graduação em geofísica no Brasil, em 1965. Atualmente, há uma dúzia de cursos em geofísica pelo país, tanto de graduação quanto de pós-graduação.
O descobrimento de grandes reservatórios de petróleo, off shore, foram o resultado de uma intensiva utilização de geofísica como ferramenta básica de exploração nesse ambiente. Hoje, o Brasil é internacionalmente reconhecido por sua alta tecnologia na exploração e produção em águas profundas, o que, para nós, geofísicos é motivo de grande orgulho.
Com a abertura do mercado de petróleo, para as companhias de petróleo internacionais, cerca de 20 navios de sísmica estão adquirindo dados ao longo da costa brasileira. São esperados que em todo novo projeto de exploração, levantamentos geofísicos sejam feitos, gerando no mínimo um total de US$1,2 bilhões nos próximos