GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
2013
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho da disciplina Técnicas de Negociação apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera.
PROFESSOR DE ENSINO À DISTÂNCIA:
Me. MAURICIO DIAS
TUTOR DE ENSINO À DISTÂNCIA
ALEX GUIDI
2013
INTRODUÇÃO
Trata o presente, acerca de Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Gestão do Conhecimento, através de artigo relatando as diferentes etapas percorridas pelo grupo ao longo deste percurso. Ressalta-se que o aprendizado não se dá pela conclusão do trabalho, mas sim por percorrer o caminho até lá.
Os autores PRAHALAD e HAMEL (1998), propõem a criação de uma arquitetura estratégica, na qual as competências essenciais e seus possuidores sejam identificados e suas habilidades aplicadas em projetos do interesse da empresa, sem que as fronteiras de departamentos e setores sejam barreiras ao compartilhamento de recursos. Para tal, eles sugerem mecanismos que favoreçam o compartilhamento de recursos e recompensem as iniciativas neste sentido.
A resistência ao processo de transferência de conhecimento pode acontecer, já que envolve perda de poder. O gestor deve levar isso em conta ao tentar aplicar um modelo ou políticas derivadas dela. Os fatores cultura, poder, identidade costumam interferir em qualquer processo de mudança (BLAU, 1977) (BERGER e LUCKMAN, 1989). A estrutura organizacional pode ser aplicada como ferramenta de retenção e compartilhamento do conhecimento disponível explicitamente na empresa e tacitamente na mente dos seus colaboradores.
Transferir o Conhecimento Tácito pode ser um grande desafio de aprendizagem e edificação de conhecimento gigantesco que consegue ultrapassar os limites da compreensão do treinamento organizacional. Esses estudos envolvem a identificação, conversão,