Melhoria Aplicação Verniz
As embalagens metálicas fabricadas são geralmente usadas como recipiente ou conservante de algum tipo de produto e são fabricadas utilizando folhas de flandres. São muito utilizadas pelas empresas alimentícias, químicas e cosméticas (ABEACO, 2013). Neste trabalho abordaremos apenas o processo de montagem de latas, de acordo com as etapas a seguir.
2.2.1 Folha metálica
Uma das principais vantagens da utilização de embalagens de aço é o fato de o aço ser um dos materiais mais recicláveis do mundo, o aço pode ser facilmente separado de outros resíduos, principalmente por eletromagnetismo, por isso pode ser utilizado infinitas vezes, mantendo as mesmas características, com baixo custo e alta eficiência no processo (ABEACO, 2013).
Após ser utilizado como embalagem, se não reaproveitado suas características naturais de degradação não agridem o meio ambiente e contribuem para a redução dos espaços destinados de rejeitos cada vez mais escassos (ABEACO, 2013).
As folhas metálicas utilizadas para a produção de embalagens metálicas são folhas que são denominadas de folha de flandres, a principal característica que diferencia estas folhas, é o seu revestimento de estanho metálico e óxido de cromo, em uma ou ambas as faces (CSN, 1990.).
Este tipo de material tem como único fornecedor no Brasil, a Companhia Siderúrgica Nacional
(CSN), que é a maior produtora mundial de folhas metálicas em uma só usina (SOUDRONIC, 2008).
9
As espessuras utilizadas variam de acordo com a embalagem a ser produzida e a sua finalidade, a CSN fornece folhas que variam de 0,15 a 0,41 mm, a espessura utilizada pela indústria, segue uma tendência mundial de diminuição da mesma (SOUDRONIC, 2008).
2.2.2 Montagem de embalagens metálicas
A montagem da embalagem metálica consiste de várias etapas, descritas abaixo:
•
Corte: Preparação da folha de Flandres, nas dimenções especificadas para montagem da lata. •
Solda: