tintas e vernizes
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA
Tecnologia da Construção 02
Discentes: Edson Rodrigues; Francisco Lopes
Docentes: Daniel Góis
Tintas e Vernizes
Natal, 2013
Edson Rodrigues
Francisco Lopes
Tintas e Vernizes
Trabalho referente á disciplina de Tecnologia da Construção 02, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial de avaliação da segunda unidade.
Docentes: Daniel Góis
Natal, 2013
TINTA
Tinta é o nome de produtos (líquidos, viscosos ou sólidos em pó) que, após aplicação em um determinado elemento se converte numa película sólida. As tintas são usadas para proteger e dar cor a objetos ou superfícies. A cor tem influência sobre o ambiente em que é usada e sobre as pessoas que nesse ambiente permanecem.
A tinta é muito comum e aplica-se a praticamente qualquer tipo de objetos. Na indústria: estruturas metálicas, produção de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletroeletrônicos; como proteção anticorrosiva; na construção civil: em paredes, em superfícies, expostas às condições meteorológicas; além de também ser utilizada na arte. Um grande avanço tem atingido a tecnologia de tintas, pondo a disposição materiais de recobrimento sofisticados, além de introduzir melhorias acentuadas nos produtos tradicionais.
Imagem 1: Latas com tinta
HISTÓRIA
As primeiras utilizações de tintas datam de 40 000 anos atrás quando os primeiros Homo Sapiens pintaram nas paredes das cavernas figura recorrendo a pigmentos de Ocre, Hematite, Óxido de Manganésio e Carvão Vegetal.
Algumas paredes antigas do Egito que estiveram expostas às intempéries durante milhares de anos, ainda possuem cores brilhantes e vivas. Os Egípcios misturavam os pigmentos com uma substância pastosa e aplicavam-nas separadas umas das outras sem qualquer mistura. Nos