analise risco
A prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais tem se tornado uma questão prioritária para as empresas se manterem competitivas no mercado.
Na busca incessante pela competitividade, os acidentes representam um fator indesejável, quer seja do ponto de vista social, quer seja do ponto de vista econômico.
Com a exceção dos acidentes inevitáveis, como os maremotos, se considerarmos todos os outros tipos de acidentes podem ser evitados, podemos deixar de gastar em acidente e começar a investir em PREVENÇÃO.
O QUE É ANÁLISE DE RISCO?
A análise de risco é um estudo técnico aprimorado das ameaças futuras, aplicando-se fórmulas de mensuração, a partir de um levantamento do local, tipo de negócio, bens patrimoniais e pessoas a serem protegidos por sistemas de segurança, sejam eles eletrônicos, procedimentos do pessoal da vigilância ou até de seus usuários.
Através desta análise, um gestor de segurança ou empresa de consultoria especializada poderá apontar a vulnerabilidade do local e as incertezas empresariais ou pessoais, minimizando os impactos causados pelas eventualidades na quebra da segurança.
Quando se tratar de segurança patrimonial, um plano de segurança e de contingências deve ser elaborado por profissionais qualificados, para adequar os sistemas a serem implantados às necessidades das pessoas, proteção da gestão de negócios ou patrimônio.
O risco necessita ser identificado e quantificado de forma técnica e estatística conforme uma classificação genérica da potencialidade das ameaças, sejam elas internas ou externas. Sendo assim, devemos:
1. estabelecer os objetivos da segurança
2. definir o perímetro de proteção e os bens e pessoas a serem protegidos
3. simular situações de risco e estabelecer as contra-medidas correspondentes
4. avaliar a relação custo X beneficio
5. estabelecer padrões de segurança
6. implantar equipamentos e/ou procedimentos
7. documentar as simulações para posterior avaliação / correção