tintas e vernizes
E
VERNISES.
INTRODUÇÃO:
A principal maneira de proteger a superfície de diversos tipos de materiais é aplicar uma película capaz de impedir agentes de destruição ou corrosão, essas películas podem ser obtidas através da aplicação de tintas ou vernizes.
TINTAS:
Definições
Composição líquida geralmente viscosa, constituída de pigmentos dispersos em um aglomerante líquido, que ao sofrer um processo de cura quando estendida em película fina, forma um filme aderente ao substrato.
Tem a finalidade de revestir superfícies conferindo beleza e proteção. Definições
• VERNIZES :
Produto transparente, aderente e flexível, semelhante à tinta, mas sem cargas e pigmentos.
PINTURA :
Serviço que utiliza um conjunto de técnicas e materiais com finalidades estéticas e de proteção, evitando, por exemplo, a corrosão dos metais, a lixiviação em argamassas, e diminuindo a permeabilidade.
COMPONENTES DAS TINTAS
Resinas:
Entre os componentes das tintas, as resinas têm papel de destaque, pois são responsáveis pela formação da película protetora na qual se converte a tinta depois de seca.
COMPONENTES DAS TINTAS
• Pigmentos: Os pigmentos são partículas (pó) sólidas e
insolúveis que podem ser divididos em dois grandes grupos: ativos e inertes. Os pigmentos ativos conferem cor e poder de cobertura à tinta, enquanto os inertes (ou cargas) se encarregam de proporcionar lixabilidade, dureza, consistência e outras características. Componentes da Tinta
• Solventes ou Água:
Os solventes são líquidos voláteis utilizados nas diversas fases de fabricação das tintas, e possibilitam que o produto se apresente na forma líquida e sempre com o mesmo padrão de viscosidade; são empregados para conferir à tinta as condições ideais de pintura, visando facilitar sua aplicação, o seu alastramento.
• Aditivos:
Aditivos são componentes que participam em pequena quantidade na composição da tinta, geralmente são produtos químicos sofisticados, com alto grau de eficiência, capazes de