tintas e vernizes
Centro de Educação e Tecnologia
“LUIZ CLAÚDIO SABEDOTTI FORNARI”
Curso Técnico em Química
TINTAS E VERNIZES
Rio Verde de Mato Grosso/MS
2010
TINTAS E VERNIZES
A Tinta é uma composição química formada pela dispersão de pigmentos numa solução ou emulsão de um ou mais polímeros, que, ao ser aplicada na forma de uma película fina sobre uma superfície, se transforma num revestimento a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger e embelezar. Quando a composição não contém pigmentos, é denominada verniz.
O verniz é uma película de acabamento quase transparente, usada geralmente em madeira e outros materiais para proteção, profundidade e brilho.
A tinta é muito comum e aplica-se a praticamente a qualquer tipo de objeto. Usa-se para produzir arte; na indústria: estruturas metálicas, produção de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletroeletrônicos; como proteção anti-corrosiva; na construção civil: em paredes interiores, em superfícies exteriores, expostas às condições meteorológicas; um grande número de aplicações atuais e futuras, como frascos utilizados para perfumes e maquiagens.
COMPOSIÇÃO DAS TINTAS E VERNIZES
A tinta é constituída, basicamente, por três partes, que são os veículos (resinas e solventes), os pigmentos e os aditivos.
Fluxograma 1: Composição das Tintas.
VEÍCULOS:
Os veículos são considerados a base da tinta, pois neles estão presentes os principais componentes da sua formulação que são responsáveis por grande parte de suas propriedades. Os veículos são classificados de acordo com as suas características:
Resinas:
As resinas são veículo não-volátil (VNV). São formadoras da película da tinta e responsáveis pela maioria das características físicas e químicas desta, pois determinam o brilho, a resistência química e física, a secagem, a aderência, e outras. As primeiras tintas