gestão do conhecimento
Cluster é a estrategia para a competitividade, é um aglomerado de firmas de tamanho considerável, que têm uma forte característica de especialização e comércio inter-firmas, que desenvolvem as mesmas atividades ou atividades similares, contando com a participação de seus fornecedores e prestadores de serviços. A competição acirrada no mercado pressiona as firmas a buscarem mecanismos que as diferenciem e proporcionem vantagem competitiva. Um dos resultados dessa busca é a adoção da associação de firmas como modelo organizacional:
A idéia de cluster baseada em modelo organizacional com foco na associação de empresas, vem despertando grande interesse por parte das comunidades acadêmica, empresarial e governamental devido aos bons resultados que podem ser alcançados para o coletivo, empresas que formam um cluster, e sociedade.
No mundo existem diversos clusters interligados como automóvel as tecnologias da informação, turismo, industria audiovisual, transporte, logística, agricultura, entre outros.
3.2
a) Como é feita a Gestão do Conhecimento? A Gestão do Conhecimento abrange um contexto que visa não apenas a tratativa do capital intelectual dentro da organização, mas abrange deixar o ambiente de trabalho mais proficientes em termos de convivência diária e gerar vantagem competitiva para a organização. Cada situação vivenciada que seja diferente da situação esperada no cotidiano da empresa permite gerar o que chamamos de lições aprendidas. Essas lições nada mais são do que o registro da forma encontrada de solucionar aquele incidente. A documentação do conhecimento permite que, no futuro, os mesmos colaboradores ou até mesmo os novatos possam pesquisar esse aprendizado e solucionar situações semelhantes, reduzindo o esforço da busca pela solução e evitando tentativas que podem não funcionar.
b) Há o incentivo para a Gestão do Conhecimento na empresa? Implantar a Gestão do Conhecimento dentro da organização é uma questão de coragem e quebra de