Gestão do conhecimento
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Administração
Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas
João Ricardo Bastos Veiga
Resenha - Gestão do Conhecimento: Estrutura, Epistemologia e Sistemas de Conhecimento (Pág. 27 – 79)
São Luis – MA
2011
SPENDER, J. C. “Gestão do Conhecimento: Estrutura, Epistemologia e Sistemas de Conhecimento” (Pág. 27 – 79),Dean, New York Institute of Technology.
O texto tem como objetivo mostrar como a Gestão do Conhecimento pode influenciar no desenvolvimento das organizações, e como o processo de captação, proteção e difusão do conhecimento pode representar um diferencial competitivo nos diversos ambientes mercadológicos que a cada dia tornam-se mais mutáveis.
Basicamente o texto divide-se em duas partes, a primeira parte apresenta a metodologia e características gerais aplicadas à Gestão do Conhecimento e a segunda detalha os aspectos estruturais necessários para que as organizações ponham em prática esse modelo de Gestão.
Características Gerais e Metodologia
No primeiro capítulo J. C. Spender demonstra a importância da mudança de foco no modelo de Gestão das organizações “tradicionais” para o que atualmente é utilizado nas organizações modernas. Ele nos mostra que essas organizações estão deixando de priorizar apenas aquisição de máquinas, desenvolvimento da estrutura física e descoberta de novos produtos, como meios de diferenciação no mercado, e estão passando a focar seus esforços nas pessoas e no conhecimento gerado pelas experiências desse Capital Humano dentro da Organização.
A partir disso, o conhecimento passa a ser o principal produto da empresa e sua correta administração determinará o sucesso das tomadas de decisões em diferentes situações enfrentadas pela organização.
Neste primeiro momento alguns tópicos são abordados como forma de apresentar a importância desta mudança de foco no modelo de gestão. Um dos tópicos diz respeito ao melhor desempenho e identificação