Redes de nova geração
Face ao acelerado avanço das tecnologias de comunicação ao longo dos anos, surgiu um novo conceito nesse âmbito denominado Next Generation Network (NGN).
Observa-se que na actual conjuntura do desenvolvimento tecnológico, as empresas de telecomunicações sofrem com a falta de uma plataforma global que, fazendo uso de tecnologias mais recentes, seja capaz de fornecer acesso instantâneo às informações com alta qualidade nos serviços oferecidos. Além disso, seus utilizadores também são atingidos com tantas mudanças, pois constantemente necessitam de redes providas de mobilidade, banda cada vez mais larga, resposta em tempo real com segurança, além de preços acessíveis.
Antes da NGN, a rede de dados e a rede de voz operavam independentemente uma da outra. Contudo, este facto foi contornado com o advento de um protocolo, denominado Internet Protocol (IP), que permite tanto a transmissão de dados, quanto a transmissão de voz, em uma rede privada ou na Internet (RFC 791). Através desta tecnologia, a Telefonia IP se tornou possível.
Vale ressaltar que o IP é o principal protocolo na transmissão dos pacotes em uma rede NGN, ao passo que a Telefonia IP é o seu principal serviço.
Nota-se que, em pelo menos um aspecto, a Telefonia IP possui o mesmo conceito da rede telefónica pública comutada (PSTN). Tal conceito considera que para se efectuar chamadas, são necessários protocolos de sinalização e controlo.
Sobre a metodologia adoptada, ressaltam-se os seguintes aspectos: * Quanto ao estudo, enquadra-se como descritivo; * Quanto ao método, foi utilizado o dedutivo; * Quanto à abordagem, o estudo baseou-se em análise teórica e prática, com os seguintes procedimentos: * Pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, de natureza teórica; * Como fontes de pesquisas, foram utilizados livros, artigos e pesquisa electrónica.
Capitulo 1 Histórico da Padronização da NGN, ITU - T
O processo de padronização da NGN, pelo ITU-T,