Istrumentacao
9/11/2009
Suely Mantovani/Nobuo Oki
1
Sensores Resistivos X Condicionadores de Sinais 2.1 Potenciométricos. Divisores de Tensão.
2.2 Extensômetros : a deformação linear altera a resistência elétrica- Strain Gages; 2.3 Termoresistores: a temperatura altera a resistência elétrica-Termistores e detectores resistivos de temperatura. Ponte de Wheatstone. 2.4 Outros tipos de sensores resistivos(fotorresistores e magnetorresistores) e amplificadores de instrumentação
9/11/2009 Suely Mantovani/Nobuo Oki 2
Sensores Resistivos
1- Introdução São os sensores mais comuns. São baseados na variação da resistência elétrica de um elemento. Isto porque há muitas quantidades físicas capazes de afetar a resistência elétrica do material. Assim os sensores resistivos são usados para resolver muitos problemas de medida. No caso dos resistores dependentes da temperatura, eles oferecem um meio de compensação térmica que pode ser aplicada em sistemas que medem outras quantidades. . Neste tópico trataremos da Tecnologia, Circuitos Elétricos . Equivalentes e Aplicações. A classificação dos diferentes sensores resistivos é feita pela quantidade física que está sendo medida como: variável mecânica, térmica, magnética, óptica e química.
9/11/2009 Suely Mantovani/Nobuo Oki 3
2- Tipos e Características Físicas
2.1 Potenciômetros:a posição de um cursor altera a resistência elétrica
•
Dispositivo mais simples para medir deslocamento.
Figura 1- Tipos de potenciômetros (a) ideal (contato deslizante linear) , (b)contato deslizante rotativo ou angular (c)símbolo .
9/11/2009
Suely Mantovani/Nobuo Oki
4
ρ
•
Elemento resistivo sobre o qual aplica-se uma tensão CA ou CC. Um cursor move-se através do elemento resistivo e um divisor de tensão fornece uma indicação da posição . Portanto, a resistência R entre o contato e o terminal é dada por :
R=
ρ
A
l (1 − α ) =
ρ
A
(l − x)
• •
onde ρ á resistividade, A á secção