Mercado de capitais no brasil
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Aluno
MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL
Salvador
2012
Aluno
MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL
Trabalho apresentado a Universidade Católica do Salvador, Curso de Ciências Contábeis, como parte da avaliação da disciplina de Mercado de Capitais.
Orientador: Prof° Gilson Melo
Salvador
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. ESTRUTURA E PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES 5
3. OPERAÇÕES DE FINANCIAMENTO NÃO BANCÁRIO 10
4. CAPTAÇÃO DE RECUSOS EXTERNOS 15
5. MERCADO ACIONARIO 19
6. CONCLUSÃO 20
7. REFERÊNCIAS 21
1. INTRODUÇÃO
O mercado de capitais promove a formação de capital, para ligar poupança e investimento. Ele incentiva a formação da poupança e torna-a disponível. Essa poupança é alocada e transformada em investimentos. Com efeito, um mercado de capitais, enquanto um sistema organizado e estruturado de recolha e canalização direta da poupança para o investimento produtivo desempenha um papel insubstituível no desenvolvimento econômico e social.
Nas grandes sociedades anônimas ocorre a democratização de capitais monetários. Pelo mecanismo da distribuição das ações, permitem as sociedades compatibilizar as concentrações de capital físico com democratização da propriedade desse capital. Desta forma, podem expressar economias populares reunidas pelos mecanismos do mercado e conjugadas para representarem a propriedade pulverizada dos acervos.
O intercambio entre os países é resultado do processo de globalização, que propiciou o crescimento do mercado acionário a nível internacional e consequentemente os países em desenvolvimento abriram suas economias e assim começaram a