A historia de mercado de capital no brasil
Historia Do Mercado De Capital No Brasil http://www.eps.ufsc.br/disserta98/serra/cap2.htm http://www.portaldoinvestidor.gov.br/Acad%C3%AAmico/EntendendooMercadodeValoresMobili%C3%A1rios/Hist%C3%B3riadoMercadodeCapitaisdoBrasil/tabid/94/Default.aspx
Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808, foi fundado o primeiro banco do Brasil, sendo que 1829 acabou falindo.
Logo após a Primeira Guerra e com a liderança de Getulio Vargas, por três décadas, o Brasil começava sua industrialização.
Entre as décadas de 50 e 60 a industrialização estava em alta no Brasil, com a chamada política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, e os brasileiros investiam em imóveis já que eram ativos reais. Com a inflação crescente que se juntava a uma legislação que em 12% ao ano a taxa máxima de juros, acabava limitando o desenvolvimento de um mercado de capitais ativos.
Em abril de 1964, quando Castelo Branco assume a presidência do Brasil, a situação começa a mudar, sendo assim houve uma grande modificação na economia nacional, e conseqüentemente foram criadas novas leis.
As leis mais importantes para o mercado de capitais foi a lei nº4.537/64, com esta lei houve a correção monetária, através das ORIN, a lei nº4.595/64, foi a lei a que renovou todo o sistema nacional de intermediação financeira e com isso pode ser criado o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central, e a lei N° 4.728 que é a principal lei pois esta leia foi a primeira lei de Mercado de Capitais e que organizou este mercado.
Com estas novas leis acarretou uma reformulação de legislação sobre Bolsa de Valores, passou também ate sociedades Corretoras que antigamente eram corretores de fundos públicos, com isso obrigando a profissionalização, a criação dos Bancos de Investimento, qual foi atribuída à tarefa de desenvolver a indústria de fundos de investimento, e como tinha a obrigação de regulamentar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários foi criado uma diretoria no Banco