Gestão do conhecimento
1. Introdução
O presente trabalho tem como objetivo analisar, entender e explicar o que é a Gestão do Conhecimento e como ela funciona dentro das organizações.
Gestão do Conhecimento é uma viajem e não um ponto de chegada. É uma conquista e não uma aquisição. É mais ser do que ter. Apontada como um novo vetor da administração moderna, a Gestão do Conhecimento (GC) é muito mais um modo de ser (praticar) do que um recurso que se pode comprar, além de ser um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos. Duas características fortes das empresas que adotam esse tipo de gestão são a agilidade e a rapidez.
Refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa.
2. Desenvolvimento
2.1 Conceito e compreensão da Gestão do Conhecimento
A Gestão do Conhecimento, do inglês KM (Knowledge Management) é uma disciplina que tem despertado cada vez mais atenção nas ultimas décadas e que está ligada a várias disciplinas, entre elas, a Gestão Estratégica, a Teoria das Organizações, os Sistemas de Informação, a Gestão da Tecnologia e Inovação, o Marketing, a Economia, a Psicologia, a Sociologia, etc.
Para compreender Gestão do Conhecimento, deve-se iniciar descrevendo os conceitos de dado, informação, conhecimento, chegando por fim, ao processo de Gestão do Conhecimento.
Dado pode ter significados distintos, dependendo do contexto no qual a palavra é utilizada. Para uma organização, dado é o registro estruturado de transações.