Os papeis familiares na familia conteporanea
SERVIÇO SOCIAL
HÉRICA BORGES CABRAL DE CASTRO
OS PAPÉIS FAMILIARES NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Palmas/TO
2011
HÉRICA BORGES CABRAL DE CASTRO
OS PAPÉIS FAMILIARES NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Produção Textual Individual do curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientadores: Profs. Lisnéia Rampazzo, Márcia, Sérgio e Adarly.
Palmas/TO
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OS PAPÉIS FAMILIARES NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA 4 2.1 As famílias monoparentais em situação de pobreza 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Com estudo do trabalho realizado, percebe-se que a família sempre foi o lugar de encontro entre diferentes gerações, ora prevalecendo a cooperação ora o conflito. Ao lado das muitas transformações do mundo, também a família vem se transformando e muitos valores são alterados, as mudanças sociais pelas quais passamos nos levam a repensar a família, o seu lugar e sua importância na sociedade atual.
2 OS PAPÉIS FAMILIARES NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
As inúmeras mudanças sociais pelas quais passamos nos levam a repensar a família, o seu lugar e sua importância na sociedade atual. A família era composta por pai, mãe e filhos, e não se podia pensar de uma maneira diferente. O pai provedor, a mãe cuidando da casa, do bem-estar do marido e dos filhos, e os filhos se inseriam nessa realidade inquestionável, tornando-se adultos ao molde dos pais. Ao lado das muitas transformações do mundo, também a família vem se transformando, e muitos valores são alterados. A mulher ganhou espaço e força no mercado de trabalho, se ocupando de diversas coisas além da casa, dos filhos e do marido. O homem deixa de ser apenas o provedor da família e pode assumir com mais liberdade seus afetos, seus sentimentos. Pode compartilhar com a mulher de atividades que antes eram tidas somente como pertencentes ao sexo oposto. E