Gestão do conhecimento – usando a tecnologia da informação para obter conhecimento
Pedro Luengo Garcia
Docente nas Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista
Aluno do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto – SP
Eduardo Francisco Simon Ciaco
Docente nas Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista
Aluno do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto – SP
Vicente Lentini Plantullo
Pós-Doutorando – FEA – USP. Docente do Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto.
Docente do Curso de Administração de Empresas das Faculdades Integradas Cantareira (FIC).
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo abordar temas e questões que devem manter-se em evidência nos próximos anos, o papel central da informação e do conhecimento. O ponto central de preocupação e análise refere-se a utilização da informação e do conhecimento nas organizações, explicando a importância da gestão do conhecimento, descrevendo as aplicações que são mais úteis para distribuição, criação e compartilhamento do conhecimento, avaliar o papel da inteligência artificial na gestão do conhecimento, demonstrar como as organizações podem usar os sistemas especialistas e o raciocínio baseado em casos para capturar conhecimento, demonstrar como as organizações podem usar as redes neurais e outras técnicas inteligentes para melhorar sua base de conhecimento.
Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico.
As aplicações de sistemas de informação estão sendo projetadas especificamente para ajudar as organizações a criar, capturar e distribuir conhecimento e informação. Saber como fazer coisas de forma eficaz e eficiente e de modos que as outras organizações não possam copiar é uma fonte principal de lucro. Os sistemas de informação podem desempenhar