Gestão do conhecimento aplicada ao departamento financeiro de uma empresa no ramo de montagem de bicicletas
Ricardo Dias Schuina (IFMG) ricschuina@yahoo.com.br
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo desenvolvido em uma empresa do setor privado, montadora de bicicletas, onde se percebeu a necessidade de aprimorar o modo como é realizada a gestão do conhecimento por seus colaboradores. Toda empresa possui alguma prática com relação à gestão do conhecimento. No entanto, nem sempre há uma preocupação com relação à vantagem competitiva que este pode proporcionar. Este trabalho tem por objetivo dar uma visão prática com relação à aplicação da gestão do conhecimento e seu vasto campo de aplicação. De maneira geral, as organizações já a consideram como parte de sua gestão estratégica, que envolve seus colaboradores, clientes, fornecedores, processos, e grande potencial de inovação e criatividade. Neste cenário, de busca pela melhoria contínua, e de alta competitividade entre as empresas, é necessário que todo conhecimento demandado esteja de forma interativa, disponível aos seus destinatários, que o usam de maneira estratégica, para a sobrevivência e saúde financeira das organizações.
Palavras-chave: Conhecimento tácito; Conhecimento explícito, Gestão do Conhecimento,
Padronização, Sistematização.
1. Introdução
A gestão do conhecimento (GC) segundo Davenport e Prusak (apud Chiavenato, 2010) é vista como um processo integrado com a finalidade de criação, organização, disseminação e intensificação do conhecimento para aumentar o desempenho global organizacional.
No ambiente transitório e turbulento, interconectado e altamente competitivo, o uso da
GC tem se tornado uma das principais estratégias para a sobrevivência e desenvolvimento das empresas como forma de vantagem competitiva.
A GC nas organizações é percebida hoje como um investimento não simplesmente desejável, mas também essencial para o reconhecimento no mercado mediante a