Teste
O papel estratégico dos sistemas de informação envolve a utilização de tecnologia da informação para desenvolver produtos, serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre as forças competitivas que ela enfrenta no mercado mundial. Esse papel gera sistemas de informação estratégica, que apóiam ou moldam a posição e estratégias competitivas de uma empresa. Por isso, um sistema de informação estratégica pode ser qualquer tipo de sistema de informação (SIG, SAD etc.) que ajude uma organização a obter uma vantagem competitiva, reduzir uma desvantagem competitiva ou alcançar outros objetivos estratégicos. Consideremos diversos conceitos básicos que definem o papel desses sistemas de informação estratégica.
Como um usuário final gerencial poderia pensar em estratégias competitivas? Como as estratégias competitivas podem ser aplicadas no uso de sistemas de informação por uma organização? A Figura 2.1 ilustra uma importante estrutura conceitual para o entendimento e aplicação de estratégias competitivas. Uma empresa pode sobreviver e ter sucesso no longo prazo se ela desenvolver eficazmente estratégias para enfrentar cinco forças competitivas que definem a estrutura da competição em seu ramo de atividades. Estas forças são as seguintes: (1) rivalidade de concorrentes dentro de seu ramo de atividades, (2) ameaça de novos concorrentes, (3) ameaça de substitutos, (4) poder de barganha dos clientes e (5) poder de barganha dos fornecedores.
A Figura 2.1 também enfatiza que as empresas podem contrabalançar as ameaças das forças competitivas que enfrentam implementando cinco estratégias competitivas básicas.
* Estratégia de liderança em custo. Tornar-se um produtor de bens e serviços de baixo custo no seu ramo de atividades. Além disso, uma empresa pode descobrir maneiras de ajudar seus fornecedores ou clientes a reduzirem seus custos ou de aumentar os custos de seus concorrentes.
* Estratégia