Gestão do Ciclo de Vida
Introdução
Avaliação do ciclo de vida (ACV) ou "análise ambiental do ciclo de vida" é uma técnica que permite a quantificação das emissões ambientais ou a análise do impacto ambiental de um produto, sistema, ou processo. Essa avaliação é feita sobre toda a "vida" do produto ou processo, desde o seu início até o final da vida, passando por todas as etapas intermediárias. Por essa razão, esta avaliação é também chamada de "avaliação do berço ao túmulo".
ACV também é utilizada na área de gestão ambiental para comparar o impacto ambiental de diferentes tipos de tratamento de resíduos .
Muitas vezes acredita-se que determinada prática é ambientalmente correta, quando na verdade não é. Para satisfazer uma necessidade da sociedade, nós desenvolvemos produtos e cadeias produtivas, ou seja, os processos, serviços e produtos existem e devem ser de responsabilidade de toda a sociedade, pois os benefícios são gerados para todos. Nessa linha de pensamento, uma mudança de paradigma está ocorrendo, a mudança do foco sobre processo, para o foco sobre produto.
Essa nova mentalidade (foco sobre o produto) corresponde ao pensamento em ciclo de vida, uma visão holística da existência do produto.
Se fizermos uma interpretação literal do termo análise de ciclo de vida, levando-se em conta que ciclo de vida é sinônimo de visão sistêmica ou holística, seria uma técnica que abriria o ciclo de vida de um produto em pequenas partes para poder entendê-lo.
Não somente os produtos podem ser modificados a partir das conclusões da ACV, mas também seus processos de produção. Caso seja constatado que um processo não está sendo realizado de uma forma sustentável, ou seja, está demandando mais materiais e energia que o necessário, ou que está gerando resíduos em excesso, esse deve ser objeto de estudos e melhorias. A Logística de distribuição do produto e de suas matérias-primas também é alvo da Avaliação do Ciclo De Vida. Os