Aplicação da plataforma BIM: melhorias na gestão do ciclo de vida das edificações
1
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção
Civil da Universidade Federal de Goiás, Brasil – e-mail: victorleandro2@hotmail.com
1
INTRODUÇÃO
A construção civil é uma atividade complexa, que engloba diversos intervenientes, como insumos, processos executivos, pessoas, prazos e recursos financeiros. As dificuldades de gestão dessas variáveis refletem em atrasos no cumprimento de prazos, aumento dos custos, excesso de retrabalhos, geração de entulhos e consumo exagerado de recursos naturais. De acordo com o relatório de Egan (19981 apud CLEMENTE, 2012), 30% das atividades de construção são retrabalhos, 10% dos materiais são desperdiçados e 40% dos projetos são concluídos tardiamente e ultrapassam o orçamento base. Esses problemas se intensificam a partir da modernização do setor, com o aumento da complexidade das soluções construtivas, o que tem exigido a utilização de ferramentas que auxiliem o processo de gerenciamento de todas as etapas que envolvem o ciclo de vida da edificação (CRESPO; RUSCHEL, 2007). Este artigo apresenta o modelo Building Information Modeling (BIM) como uma ferramenta de auxílio ao processo gerencial do edifício.
2
APLICAÇÕES DO SISTEMA BIM NA GESTÃO DA CONSTRUÇÃO
Este capítulo abordará conceitos sobre o sistema BIM, além de uma discussão sobre as vantagens do seu uso, bem como as dificuldades de implantação nas empresas.
2.1
BIM: Conceituação e Caracterização
As ferramentas CAD 2D e 3D se popularizaram há alguns anos e são amplamente aplicadas na construção civil para a montagem de modelos virtuais de um edifício. Sua aplicação é limitada à elaboração de desenhos não parametrizáveis, com linhas que compõem a geometria dos elementos (HIPPERT; ARAÚJO, 2010).
O modelo BIM chegou ao mercado em 2000 e atualmente diversos softwares o utilizam, sendo o mais