QUADRIPOLOS: MATRIZ DE PARÂMETROS
CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2012.
1. INTRODUÇÃO
Uma rede genérica com dois pares de terminais e chamada quadripolo. Os quadripolos são elementos fundamentais em sistemas eletrônicos, tais como: comunicação; controle automático; transmissão e distribuição ou outros sistemas em que um sinal elétrico, entra nos terminais de entrada; e alterado pela rede e sai pelos terminais de saída. Nos quadripolos, não devem existir ligações externas com a entrada e a saída, devem ser compostas por elementos lineares e não devem possuir fontes independentes. Logo, trata-se de circuitos lineares passivos.
A relação tensão-corrente de cada par de terminais caracteriza o quadripolo. Nessa relação são envolvidos dois parâmetros, pois cada tensão depende de duas variáveis. Assim são necessários quatro parâmetros para representar um quadripolo.
1.1. Parâmetros de um quadripolo Para o estudo sistemático dos quadripolos lineares as condições iniciais serão consideradas nulas e estes não devem possuir fontes independentes. Portanto, usando a representação transformada de Laplace do circuito, as analises serão sempre algébricas. A seguir será falado um pouco das matrizes que foram resolvidas nos exercícios para realizar este relatório.
1.1.1. Matriz Admitância Define-se Matriz Admitância Y:
Portanto, dadas às tensões V1e V2 determinam-se as correntes I1 e I2.
Se um quadripolo é recíproco, sua Matriz Admitância é simétrica, isto é,
Y12 =Y21. Interpretação dos Parâmetros da Matriz Admitância:
1.1.2. Matriz Impedância Define-se Matriz Impedância Z:
Portanto, dadas as correntes e , determinam-se as tensões e . Se um quadripolo é recíproco, sua Matriz Impedância é simétrica, isto é, = . Interpretação dos Parâmetros da Matriz Impedância:
2. OBJETIVO
Neste relatório será apresentada a resolução de dois circuitos, calculando de acordo com o que foi visto em sala de