LABANALISE2

435 palavras 2 páginas
Universidade Federal Fluminense Departamento de Engenharia de Telecomunicações – TET

Análise Elétrica de Redes

Relatório Experimental
Laboratório 2

Leonardo Caldeira Lopes
Gabriel Baptista Ribeiro

Professor: Panaro

OBJETIVO:

Encontrar as matrizes de parâmetros Y, Z e H a partir de um quadripolo, simulado no software MATLAB, através do simulink, obtendo assim os valores de corrente que passam entre seus terminais, geradas por tensão pré definida..

Procedimento:

Utilizamos o quadripolo1 descrito na figura abaixo.

Para encontrar a matriz de parâmetro Y, simulamos o quadripolo1 no software utilizando uma tensão de V= 10V na entrada e um terra na saída e encontramos uma corrente I1= 7A, em seguida invertemos a configuração utilizando uma fonte de tensão de 10V na saída e um terra na entrada, obtendo um valor de corrente I2= 7,5 A.
Com esses valores pudemos efetuar os cálculos dos parâmetros que compõem a matriz Y, onde:

Y11 = Y12= Y21 = Y22 =

Assim a matriz de parâmetros Y é definida por:

Y=

Para encontrar a matriz de parâmetros Z utilizamos o quadripolo1 com um circuito mostrado logo abaixo conectado na entrada, com uma fonte de corrente controlada por corrente de I=10A e um aterramento na saída, e encontramos uma tensão V1= 18,25V, logo após invertemos a configuração e obtivemos uma tensão V2= 27,25V ao simularmos o quadripolo no Matlab. A partir desses dados encontramos os parâmetros que compõem a matriz Z:

Z1 = Z12=

Z21 = Z22 =

Assim a matriz de parâmetros Z é definida por:

Z =

Com os valores da matriz Z, pudemos descrever os valores de componentes de um circuito equivalente do tipo ‘’ T ‘’, que é mostrado logo abaixo:

↓ Z1 = 0,9Ω - Z2 = 1,83Ω - Z3 =

Relacionados