gestão de projetos - Ciclo de Vida de um Projeto
Publicado em julho 13, 2013 por felipelirarocha — Deixe um comentário Um projeto pode ser dividido em fases, as quais são conhecidas como ciclo de vida do projeto. As fases do ciclo de vida ligarão o início ao fim do projeto, e embora possa se observar uma ideia de sequencialidade, suas fases são executadas paralelamente, alterando a intensidade ao logo do projeto. Algumas organizações definem um único ciclo de vida para todos os seus projetos, já outras definem um ciclo de vida pra cada projeto.
Analisando, à título de exemplo, um modelo de ciclo de vida genérico, podemos verificar quatro fases:
• Iniciação: fase em que a idéia do projeto se materializa. Também é o momento em que o projeto é formalizado e o Gerente do projeto definido.
• Planejamento: fase em que todas as atividades e a estratégia de execução do projeto é definida. Elaboração do plano do projeto.
• Execução: fase em que as atividades planejadas são executadas.
• Encerramento: fase em que é formalizado o fim do projeto. Imagem 1: ciclo de vida genérico.
A imagem 1 demonstra as fases comuns a qualquer ciclo de vida de projeto, juntamente com a idéia de sequencialidade, que pode ser válida somente para facilitar o entendimento, pois ocorrem de forma paralela na prática. A imagem 1 também é incompleta em relação aos grupos de processos, pois não demonstra as atividades de monitoramento e controle. Imagem 2: ciclo de vida relacionado aos grupos de processos.
O conjunto de fases demonstradas na imagem 2 são os ciclos de vida do projeto, onde processos de cada grupo de processos são executados paralelamente ao longo do tempo dentro das fases variando sua intensidade de execução. Porém, os grupos de processos não são fases, são somente agrupamento de processos conforme proposta pelo PMBok, conforme figura à seguir. Imagem 3: grupos de processos VS áreas de conhecimento PMBOK.
Como dito, as atividades do ciclo de vida do projeto não são fases. Fases do