Gestão democrática
A gestão democrática da educação esta vinculada aos mecanismos legais e institucionais e a coordenação de atitudes que propõe a participação social no planejamento e elaboração de politicas educacionais, na tomada das decisões, na escola, no uso de recursos e prioridades de aquisição, na execução das resoluções colegiadas, nos períodos de avaliação da Escola e da politica educacional. Com a aplicação da politica da universalização do ensino deve-se estabelecer com prioridade educacional a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como a garantia da qualidade social da educação.
Na Gestão democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividade meio e reunião de esforços coletivos para o implemento dos fins da educação, assim como a compreensão e aceitação do principio de que a educação é um processo de emancipação humana, que o Projeto Politico Pedagógico (P.P.P.), deve ser elaborado através da construção coletiva e que além da formação deve haver o fortalecimento do conselho escolar.
As atitudes, os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências na formação do gestor da educação são tão importantes quanto a pratica de ensino em sala de aula.
No entanto, de nada vale esses atributos se o gestor não se preocupar com o processo de ensino /aprendizagem não sua escola. Os gestores devem também possuir habilidades para diagnosticar e propor soluções assertivas as causas gestoras de conflitos nas equipes de trabalho, ter habilidades e competência para a escolha de ferramentas e técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo, promovendo ganhos de qualidades e melhorando a produtividade profissional.
O gestor deve estar ciente que a qualidade da escola é global, devido a interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento. O gestor deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agrega a sua gestão colaboradores, que procuram o bem comum de