Gestão democrática
Esta pesquisa é requisito da disciplina de Projeto Integrador da Universidade Anhanguera do curso de Pedagogia 3º semestre de 2012. Cujo eixo de discussão se volta para a Gestão Educacional. Desta forma o grupo voltou-se para o estudo da gestão Democrática.
Gestão Democrática é uma forma de coordenar uma instituição de maneira que a gestão não seja centralizada apenas no gestor, trás a participação da comunidade, pais, alunos e funcionários para a escola.
A Gestão Democrática não está apenas na prática administrativa. Ela se torna democrática através de ações pedagógicas e educativas junto à sociedade. Muitas vezes a escola possui um bom plano politico pedagógico, porém o mesmo nunca é colocado em prática.
Este tema é muito abordado nos dias de hoje, apesar de ainda não ser muito compreendido, é indiscutível a importância da gestão democrática para uma participação humana e formação deste humano para o exercício de sua cidadania. Portanto, é responsabilidade de todos que fazem parte do processo educativo buscar mecanismos de mudanças para que esta gestão venha a ser realmente efetivada.
Vitor Paro diz que a participação da comunidade na escola, é um caminho a ser conquistado dia a dia com a participação de todos, o que não elimina a necessidade de se pensar a respeito das dificuldades e potencialidades que a realidade apresenta para a ação. A escola precisa rever o papel do gestor no sentido de promover a gestão democrática como pratica mediadora do trabalho pedagógico. A sociedade deve se sentir engajada nesta proposta de gestão democrática, a gestão escolar deve fazer com que os envolvidos se sintam parte de todo o processo, participando e tomando decisões nas rotinas escolares.
Através de um trabalho participativo, autônomo e democrático envolvendo todos os membros envolvidos neste processo é que podemos acabar com a gestão autoritária.
Para que se tenha uma gestão democrática é necessário que a escola busque formar cada vez mais