Gestão Democrática
A partir dos vídeos que foram assistidos pude observar que a Gestão Participativa é fato importantíssimo para uma Gestão Democrática, dentro desta desenvolvem – se o Grêmio Estudantil, o Conselho Escolar, Associação de Pais, entre outros.
Através de uma Gestão Participativa constrói – se a cidadania vivendo – a no dia – a – dia, os trabalhos que envolvem a todos, através de projetos que envolvam todas as disciplinas escolares (interdisciplinaridade) auxilia no desenvolvimento e envolvimento de todos. Os projetos não devem estar prontos e acabados, deve –se dar a ideia e deixar que ele seja construído com todos os seus pares. A participação é a palavra chave para que se tenha uma Gestão Democrática na qual o objetivo principal é a qualidade da educação.
A escola é um espaço onde se é possível sonhar uma sociedade diferente onde todos se importam com questões pertinentes à saúde, educação, entre outros fatores que são necessários para uma vida digna.
Dentro da democratização um dos fatores que garantem o direito ao ensino é a obrigatoriedade do acesso à escola, neste espaço temos o privilégio de poder trabalhar com a construção do cidadão, pois o sujeito é o centro de todas as ações.
Uma escola de qualidade, da maneira que tem que ser, está longe de sua plenitude. Porém é no conjunto dos saberes que se dá a construção dos conhecimentos.
Assim fica claro que, o Conselho Escolar, Gestão Democrática e o Projeto Politico Pedagógico levam a uma qualidade educativa e só tem a contribuir com todo o processo educativo.
Fazendo um paralelo com o Conselho Escolar da U.E em qual atuo fica explícito que seu desenvolvimento não é adequado, pois não está inserido dentro de uma Gestão Participativa. Nesta as decisões ainda são tomadas de forma autoritária sem que a participação dos pares sejam levadas em consideração. É tudo colocado de “cima para baixo”, não existe a participação das outras pessoas que atuam na gestão, como