Gestão democrática
2) Você já leu o R.E. da sua escola?
3) Em que situações você recorre a ele?
4) Quais são as pessoas envolvidas na elaboração do R.E. de sua escola?
5) Como é feita a divulgação do R.E. em sua escola?
6) Por que o Regimento Escolar tem estado alienado da prática pedagógica e administrativa? 7) Por que é desconhecido pela comunidade escolar?
8) Por que é lembrado apenas em situações de indisciplina?
9) Quais são os fatores que contribuem para a produção dessa prática?
10) Como podemos modificar essa realidade?
100
TAILLE, Yves de La. A indisciplina e o sentimento de vergonha. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 12 ed. São Paulo: Summus, 1996.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 16 ed. São Paulo: Libertad, 2006.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Os desafios da indisciplina em sala de aula e na escola. Série idéias nº. 28. São Paulo, FDE, 1997, p. 222-252.
Questões para debate:
1. Você conhece o regimento da sua escola? Como está organizado no que concerne à gestão disciplinar?
2. De que forma são elaboradas as normas disciplinares na escola em que você atua? 3. O atual formato do regimento escolar consegue resolver as questões disciplinares na escola?
4. Quais as maiores dificuldades para o enfrentamento das questões disciplinares no âmbito escolar?
5. Como são gerenciadas as questões disciplinares em sua escola?
6. É possível viabilizar um projeto de participação democrática na construção da gestão disciplinar de forma consciente e interativa?
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse