Gestão Democrática nas Escolas
Os conselhos escolares são criados por lei municipal com a função de opinar e decidir sobre questões relacionadas com a qualidade da escola e do ensino. Por exemplo: os conselhos acompanham o funcionamento do colégio e o aprendizado dos alunos, discutem currículo, analisam resultados de provas, sugerem atividades para melhorar o ensino, verificam se o dinheiro está sendo bem aplicado. Os conselhos são formados por representantes dos pais, alunos, professores, diretor e outros funcionários da escola, além de pessoas da comunidade.
Um exemplo de conselho atuante é o da Escola Municipal Casa Meio Norte, que fica em Teresina, no Piauí. Os conselheiros são eleitos pelos pais dos alunos com a missão de acompanhar todas as atividades escolares. Além de decidir em que deve ser gasto do dinheiro, o conselho presta bastante atenção nos estudantes. Se um deles falta aula, o conselho vai logo atrás para descobrir a razão. Se está com nota baixa, o conselho tenta saber o motivo para poder ajudar. Não deve ser por acaso que o Ideb.
Toda escola deve ter um conselho escolar. É Lei! (2). Se a escola do seu filho ou filha ainda não tem um, está na hora de fazer pressão pra que ele seja criado. O Ministério da Educação pode ajudar por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.
Todo município deve ter o seu conselho de educação. A