gestao democratica na escola
*Cristiane martins
RESUMO
O presente resumo tem como finalidade analisar a Gestão Democrática na Escola Pública,O texto foi escrito na perspectiva da pesquisa qualitativa em educação com analise bibliográfica a partir das referencias de LUCK e diante dos estudos feitos na disciplina de Gestão democrática II no curso de pedagogia, construí-se reflexões sobre a gestão na escola publica como interesse de investigação dos autores deste texto.trazendo um pouco da historia da gestão entende-se por gestão democrática o ato de administrar, gerir uma instituição que promova a participação de todos os atores envolvidos no processo educacional de forma democrática, para que assim ocorra a busca pela melhoria do ensino. Ela vem substituir o autoritarismo empregado durante décadas, envolvendo todos os segmentos sociais que compõem a escola, para proporcionar uma reflexão quanto ao papel do gestor na busca de uma escola pública de qualidade. LÜCK afirma que:
Uma forma de conceituar gestão é vê-la como um processo de mobilização de competência e da energia de pessoas coletivamente organizadas para que, por sua participação ativa e competente, promovam a realização, o mais plenamente possível, dos objetivos de sua unidade de trabalho, no caso, os objetivos educacionais. (LÜCK, 2006, p.21)
A LDB e a constituição de 1988 apontam que a educação é um dever do estado e da família promovê-la. E no artigo 205 da Constituição e o artigo 2° da LDB diz que à finalidade educação é o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Significa dizer então que a escola tem como atribuição o desenvolvimento pleno do indivíduo e portanto o processo democrático requer uma educação compromissada com o desenvolvimento das pessoas pertencentes a esta sociedade, desta forma democracia e educação andam juntas, pois se o processo democrático necessita