gestão democratica na escola
Paulo Freire
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem seu enfoque na Educação de Jovens e Adultos (EJA) onde os estudantes desenvolvem suas capacidades enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências profissionais atendendo suas próprias necessidades. Nosso objetivo é compartilhar essa experiência vivenciada durante o estágio de observação na Educação de Jovens e Adultos do Programa de Alfabetização do SESC de Caçador – SC, a fim de obter resultados significativos numa futura prática.
Buscamos com esse trabalho analisar a realidade de uma sala de aula da Educação De Jovens e Adultos (EJA), identificando seus principais entraves, suas vulnerabilidades, possibilidades e todas as questões inerentes a mesma. Conscientes de que fazemos parte deste processo como agentes transformadores.
O EJA nos mostra que todas as ações são pautadas pelos mais simples fundamentos da educação, para que as pessoas possam aprender dentro do seu dia-a-dia, e durante toda a vida. As pessoas estão permanentemente se educando seja na diversidade de contextos em que se desenvolve ou nas histórias de vida de cada pessoa, tem como objetivo promover a aprendizagem dos valores e de justiça, solidariedade e tolerância, para que se desenvolva a autonomia intelectual e moral dos alunos envolvidos aumenta a auto-estima, fortalece a confiança na sua capacidade de aprendizagem, valoriza a educação como meio de desenvolvimento pessoal.
A aceitação das pessoas em relação à Educação de Jovens e Adultos é de grande sucesso, pois visa escolarizar e socializar esses indivíduos que não tiveram a oportunidade de estudar e, por conseguinte, sentem-se discriminados por não saberem ler, escrever, nem calcular. A educação é tão valiosa que é uma condição prévia a muitas outras