CIÊNCIA SOCIAIS
CIÊNCIAS SOCIAS
QUESTÕES DE ESTUDO
1) Quais foram as maneiras empreendidas, ao longo da história, para se entender a sociedade? Relacione esta questão ao que deve ser entendido pela explicação com base nos mitos, bem característica da Antiguidade? O que caracteriza o denominado pensamento finalista e normativo?
A preocupação básica era com a demonstração e proposta de diferentes modelos de sociedade perfeita, más por meio de diferentes formas de raciocínio indagavam como a sociedade deveria ser e não como ela era. De um modo geral, o pensamento social desde a Antiguidade Clássica até praticamente o final do século XVII, além de ter sido marco pela forte influência da filosofia e do raciocínio religioso, possui, também uma característica predominante: o pensamento finalista e normativo que é sobre uma reflexão sobre o social que busca a construção de um modelo de sociedade ideal.
2) O renascimento foi um dos processos fundamentais que marcou a passagem para o mundo moderno. Em relação a esse movimento, explique:a) A importância e as principais características do Renascimento nas mudanças do pensamento sobre a sociedade, relacionando esse importante processo histórico à fase de transição a modernidade.
- Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana). Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média. Por isso, que uma escultura renascentista, por exemplo, possui uma grande semelhança como as esculturas da Grécia Antiga.
- Visão de que o homem é o principal e decisivo elemento na condução da história da humanidade. Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média.
- Grande importância dada às ciências e a razão. Os renascentistas