trabalho
Passo 1Positivismo
O positivismo é uma escola filosófica, fundada por Auguste Comte no inicio do século XIX. O positivismo de Comte baseia- se nas leis dos três estados, ele foi um filosofo Frances, e foi o fundador do positivismo, que criou este termo a partir do conceito da ciência positiva, formulado para se referir a uma observação metódica e rigorosa. Então Comte desenvolveu uma “Filosofia Positiva” baseada na idéia de uma reforma universal, não só das ciências mais de todos os âmbitos da vida.
Por isso a explicação positiva abandona a busca das causas pela observação objetiva dos próprios fenômenos, visando à descoberta de suas leis. As verdades são relativas sendo aceitas enquanto comprovadas pelos fenômenos, para Comte, os estudiosos deveriam preocupar-se apenas com os fenômenos que tiveram uma existência objetiva, pois ele elaborou uma classificação das ciências que ia da mais geral a matemática, base de todas as outras a mais especificada sociologia, uma ciência nova criada por ele. A sociologia de Comte também se baseava na observação cientifica dos fatos sociais, além do que suas ideias influenciaram outros estudiosos da época, como Herbert Spencer e John Stuart Mill.
Dentro do positivismo existem doutrinas filosóficas que só admite o saber Positivo, quer dizer empíricos, cuja base é o conhecimento sensível, e defende que aquilo que não se pode conhecer pelos sentidos não existe, desacreditamento desta forma a metafisica. E dentro do positivismo podem diferenciar-se várias tendências entre as quais se destacam o positivismo social de Comte e de Stuart Mill, por que o conhecimento que se afirma numa verdade comprovada fala de todo método experimental conceituado dentro do positivismo.
Para o positivismo não interessavam as causas dos fenômenos, isso não era positivo, não era tarefa da ciência. Buscar as causas dos fatos era ter uma visão desproporcionada da força intelectual do homem, de sua razão, então ficaram sendo metafisico, então