Gestão de serviços
Catharina Godinho
Clariana Carvalho
João Bosco Serrano
Victor Isaac
TRABALHO AUTOINSTRUCIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
BELO HORIZONTE
UNIVERSIDADE FUMEC
2013
Amália Andrada
Catharina Godinho
Clariana Carvalho
João Bosco Serrano
Victor Isaac
TRABALHO AUTOINSTRUCIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado à disciplina de Comportamento Organizacional, do Curso de Administração, da Universidade
FUMEC – FACE. Período: 8º
Orientador: Prof.: Cláudia Márcia Gomes de Oliveira
BELO HORIZONTE
UNIVERSIDADE FUMEC
2012
A satisfação no trabalho em médias e pequenas empresas
A satisfação no trabalho é uma preocupação crescente por parte de todas as empresas que buscam o equilíbrio perfeito entre o tão almejado tripé produtividade, competitividade e qualidade o que exige maior participação dos trabalhadores nos processos organizacionais.
As empresas perceberam que o seu grande capital é mesmo o homem. Quanto melhor suas condições de trabalho e de vida, mais lucrativa e competitiva torna-se a empresa. Muito mais do que conhecimento técnico, o grande diferencial, hoje, é a satisfação e o comprometimento dos funcionários com a qualidade e excelência do trabalho realizado.
Se para as grandes empresas , que em geral dispõem de estrutura organizacional, capacidade administrativa, técnica e financeira que justificam e respaldam esforços visando à qualidade, a melhoria da satisfação já é difícil, ainda pior é a situação enfrentada pelas médias e pequenas empresas, onde a busca permanente de soluções para os problemas do dia-a-dia provoca natural dificuldade para a adoção de ações objetivando a satisfação e o envolvimento, ainda encarada por muitos empresários como um estágio difícil de ser alcançado.
Entretanto, como mostra a revisão da literatura desta pesquisa, a QVT é também influenciada por fatores subjetivos como: a participação dos empregados, ações e condições psicossociais que refletem a moral do