GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
INTODRUÇÃO
A globalização proporciona uma nova realidade em todos os segmentos empresarias com isso as mudanças são inevitáveis para que as empresas continuem a ser competitivas, buscam novos modelos de processos de negócios por meio de novas técnicas alinhados a tecnologias e pessoas. As empresas vêm em buscas de novos perfis profissionais “líderes e gestores” que visão contribuir na elaboração de projetos que possam nortear a integração de boas práticas profissionais para o desenvolvimento competitivo das organizações.
OBJETIVO
A inter-relação entre organizações e pessoas e a importância das estratégias de Recursos Humanos como instrumentos de melhoria contínua aos processos organizacionais.
DESENVOLVIMENTO
Na era da informação, as pessoas passaram a representar o capital humano, vistas como seres produtivos, a relação entre pessoa X organização é o resultado do clima da organização. O RH vem cuidando, monitorando as variações de acordo com a situação psicológica e com a motivação de cada colaborador e como ele recebe e percebe as informações do ambiente interno. Entretanto, o equilíbrio do clima é fundamental nesta relação. Sentimentos negativos exercem impactos negativos, e conseqüentemente, insatisfação dos colaboradores. Já os sentimentos positivos produzem impactos positivos.
A Gestão de Recursos Humanos passou a adotar uma nova postura. As pessoas não são mais vistas como custos ou como recursos descartáveis, principalmente porque as organizações não mais administram pessoas, e sim administram com as pessoas, pois elas fazem parte do processo a são vistas como patrimônio e como recursos produtivos e são reconhecidos e valorizados.
Desta forma, a Gestão de Recursos Humanos ganhou um papel estratégico e importante nas organizações, onde de um lado defende os interesses da organização, com estratégias voltadas para o negócio e do outro defende os interesses dos empregados, compreendendo assim os interesses