Gestão de qualidade em serviços de saúde
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO-CTB0124
Guilherme Oliveira Da Rosa Prof. Roberto
PORTO ALEGRE
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO-CTB0124
2- QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Qualidade em serviços de saúde é o grau no qual os serviços prestados ao paciente aumentam a probabilidade de resultados favoráveis que, em conseqüência, reduzem os desfavoráveis dado o presente estado da arte.
Pode-se afirmar que toda prestação de serviço em saúde tem dois componentes de qualidade operacional, que é o processo propriamente dito, e outro de percepção, ou como os clientes percebem o tipo de serviço oferecido, e os prestadores se sentem na oferta que fazem.
A qualidade nas organizações de saúde pode ser interpretada e representada como a expressão de certas formações subjetivas: preocupação constante em criar e manter entre todos os que estão ocupados nas organizações de saúde, administradores e funcionários, o entendimento quanto à estrutura e ao processo das intervenções; e preocupação quanto aos resultados para satisfazer as necessidades emergentes e as demandas explícitas dos clientes usuários. Finalmente, a administração da qualidade das organizações de saúde tem como resultados esperados a melhoria da eficiência com eficácia e a melhoria no uso dos recursos.
Portanto, a qualidade dos serviços pode ser percebida pelos clientes por meio dos seus componentes tangíveis e intangíveis. A tangibilidade de um serviço é aquilo que o cliente vê e sente como a aparência física do local de trabalho. Os componentes intangíveis são amabilidade e cordialidade da equipe de saúde, ou seja, os que estão diretamente ligados ao relacionamento da equipe profissional com os