Saúde em questão no Brasil
18.496 em 2005. O Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS) é o sistema de avaliação implantado pelo SUS como instrumento de apoio a gestão.
Conforme citado no site do órgão é “A avaliação em saúde tem como pressuposto a avaliação da eficiência, eficácia e efetividade das estruturas, processos e resultados relacionados ao risco, acesso e satisfação dos cidadãos frente aos serviços públicos de saúde na busca da resolubilidade e qualidade.”
A aplicação dos instrumentos foi feita entre novembro de 2004 e outubro de 2006. Foram avaliados 5.626 serviços entre hospitais e ambulatórios. O instrumento principal do programa é o Roteiro de Padrões de Conformidade, que é constituído de 132 padrões. Padrões são situações que indicam risco ou qualidade do serviço e são divididos em padrões imprescindíveis, necessários ou recomendáveis. Os padrões imprescindíveis são os que estão relacionados a normatizações existentes e o não cumprimentos destes acarreta riscos a saúde.
Os padrões são organizados em questionários de auto-avaliação que são respondidos pelo próprio serviço que está sendo avaliado e depois validados por equipes avaliadores.
Para exemplificar são mostrados abaixo os cinco padrões mais cumpridos e os cinco menos cumpridos pelos hospitais avaliados. Os padrões mais cumpridos são atendidos por 90% das instituições pesquisadas. Os menos cumpridos são
• Apoiar, com fundamento em ações, a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).
• Criar uma metodologia e organizar um conjunto de conhecimentos que possam ser aplicados amplamente no desenvolvimento de capacitação gerencial em gestão de